segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

2011 - A OPORTUNIDADE

Oiê! Um super 2011 pra todos nós!!
Estou a um tempão querendo escrever neste blog.  Mas eu queria saber se alguém consegue fazer tudo o que quer em 24hs? Eu não consigo... De vez em quando nem durmo, de tanto que o cérebro frita !!
Bem, mas como é inicio de ano e costumamos nos comprometer com algumas coisas , cá estou.
Este blog surgiu assim ; no meio de tentativas de fazer biscoitos decorados para o natal. E não é que deu certo?!
É muito fácil fazer os biscoitos...,  depois de váaarias tentativas. Não que os primeiros você tenha que jogar fora, mas pra atingir a perfeição que uma virginiana precisa,  têm que praticar!  Eu continuo ...
Vou postar a minha receita , que adaptei da chef britânica Nigella . Você poderá se divertir fazendo os biscoitos,  e quanto mais forminhas tiver maior será sua criatividade!




2  xícaras (de chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (de chá) de manteiga s/sal à temperatura ambiente
½  xícara (de chá) de açúcar
1 colher (de chá) de fermento em pó
1 colher (de chá) de essência de baunilha
1 ovo,  uma pitada de sal, raspas de um limão ou laranja.

Bata o açúcar e a manteiga na batedeira até virar um creme , acrescente o ovo , as raspas de limão e a  baunilha e misture na velocidade baixa. Vá acrescentando aos poucos a farinha misturada com o fermento e o sal . Quando a massa estiver se juntando a pá , estará pronta. Faça uma bola , coloque num plástico filme e leve a geladeira por 30min.Retire a massa da geladeira e coloque-a sobre uma mesa enfarinhada e  abra com um rolo. Corte os biscoito no formato de sua preferência . Coloque em uma assadeira sem untar  e leve para assar por cerca de 12 a 15 min a temp. de 180°C. Quando estiver dourado em baixo (em cima fica branquinho) estará pronto.  Deixe esfriar bem antes de decorar.

O Glacê
1 claras de ovo
1 1/2 xícaras (de chá) de açúcar de confeiteiro(peneirado)
1 colher (de sobremesa) de suco de limão
corante em gel nas cores de preferência
Bata a clara na batedeira  e vá acrescentando o  açúcar. Bata em velocidade baixa e acrescente o limão. Vá acrescentando o restante do açúcar e aumente um pouco a velocidade da batedeira, bata até ficar denso, formando picos .
Divida em porções menores e junte corante alimentício na cor que quiser.  Coloque o glacê em sacos com bico de confeitar. Faça o contorno com o glacê nos biscoitos e só depois preencha. Depois que fizer isto, deixe os biscoitos descansando até o glacê secar bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário